Clara Andermatt estreia "Dance Bailarina Dance"

Os anos de ouro do cinema musical americano inspiraram a coreógrafa Clara Andermatt a criar "Dance Bailarina Dance", uma peça que irá ser estreada pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) a 26 de abril, em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

Esta nova criação de Clara Andermatt para a CNB, em estreia mundial, vai estar no palco do Teatro Camões entre 26 de abril e 05 de maio.

A peça tem direção e coreografia de Clara Andermatt, cenografia de Artur Pinheiro, música de João Lucas, um momento musical eletrónico criado por Jonas Runa, figurinos de Aleksandar Protic e desenho de luz de Rui Horta.

De acordo com a companhia nacional, "as rotinas de dança e os temas musicais que se constituíam como parte substancial da narrativa" dos musicais norte-americanos dos anos 1940 e 1950 são os pontos de partida de Clara Andermatt e João Lucas, coreógrafa e compositor desta nova produção da CNB.

Este período, conhecido como "os anos de ouro" do cinema musical americano, marcou o imaginário de várias gerações através de figuras da música, dança, atores e cantores como George Gershwin, Cole Porter, Glenn Miller, Fred Astaire, Gene Kelly, Ginger Rogers e Esther Williams.

O título da peça remete para a canção "Dance Ballerina Dance", criada em 1947, por Vaughn Monroe, e que Bing Crosby, Nat King Cole e Frank Sinatra eternizaram.

"São estas figuras que pretendemos convocar, revendo-os à luz do nosso tempo, não como uma homenagem ao 'entertainment', mas como matéria prima para uma reflexão sobre o lugar da alegria neste tempo de ocaso", escreve Clara Andermatt num texto sobre a peça.

"Enquanto o mundo desaba, ouve-se o fogo-de-artifício que explode no delírio da luz, uma luz que nos banha de humanidade e nos impele à sobrevivência. É o bater do coração que estabelece a geometria dos movimentos, a intrépida demanda da alegria, a coragem que se faz candura quando em volta tudo grita e desanda", acrescenta ainda sobre a obra.

Diplomada pelo London Studio Centre e pela Royal Academy of Dancing, em Londres, a coreógrafa também estudou com a mãe, Luna Andermatt, uma das mais importantes figuras da dança em Portugal.

Foi bailarina da Companhia de Dança de Lisboa, sob a orientação de Rui Horta, e da Companhia Metros de Ramon Oller, em Barcelona, e, em 1991, viria a criar a sua própria companhia, coreografando várias obras que foram apresentadas em Portugal e no estrangeiro.

Em 1994, em conjunto com o coreógrafo Paulo Ribeiro, foi distinguida com o Prémio Acarte/Madalena Azeredo Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian, com a obra "Dançar Cabo Verde", e em 1999 recebeu o Prémio Almada, atribuído pelo Ministério da Cultura, pela obra "Uma História da Dúvida".

Os espetáculos de "Dance Bailarina Dance" vão decorrer no Teatro Camões, a 26, 27 e 29 de abril (Dia Mundial da Dança), às 21:00, no dia 28 de abril, às 16:00, a 03 e 04 de maio, às 21:00, e a 05 de maio, às 16:00.

O ensaio geral solidário está marcado para quarta-feira, 24 de abril, às 21:00, e a bilheteira desse dia irá reverter para a Amnistia Internacional e para a associação Leigos para o Desenvolvimento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt